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Reflexiones, conversaciones y debates

Encontros presenciais no Uruguai nos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro transmitidos ao vivo pelo Zoom (ENTRAR).
Encontros virtuais em Lives no Canal EiDCT do Youtube (ENTRAR) nos dias seguintes.

Mesa  de abertura do II EiDCT

24 nov. das 19h-19h30

Evento presencial no Uruguai
Facultad de Artes, Av. 18 de Julio 1772, Salón 318. Universidad de La República, Montevidéu, Uruguai
com transmissão ao vivo pelo Zoom: Entrar na Sala  – Código acesso: cz+8P&LeDN

Prof. Fernando Miranda - decano Facultad de Artes, Universidad de La República - Uruguai
Profa. Paula Giuria - coordenadora Dança - Universidad de La República - Uruguai
Prof. Joice Aglae - coordenadora do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - Brasil 
Prof. Felipe Ribeiro - coordenador do Programa de Pós Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil 
Profa. Ivani Santana (Brasil) e Prof. Daniel Argente (Uruguai) - coordenadores do EiDCT

Conversa com Marco Donnarumma

24 nov. das 19h30-20h30

Evento presencial no Uruguai
Facultad de Artes, Av. 18 de Julio 1772, Salón 318. Universidad de La República, Montevidéu, Uruguai
com transmissão ao vivo pelo Zoom: Entrar na Sala  – Código acesso: cz+8P&LeDN

Mediação: Natalia Mariño (Costa Rica)

Resumen:
La configuración como ecología política del cuerpo tecnológico 
La teoría feminista -incluidos los estudios sobre el cíborg, lo posthumano, la ética de la IA y la discapacidad- ha demostrado claramente que las máquinas, lejos de ser instrumentos neutrales, están, por su diseño, impregnadas de valores raciales, de género y de poder que marcan cada cuerpo humano de manera diferente y, la mayoría de las veces, desigual. Esto nos lleva a plantear una pregunta urgente a cualquiera que trabaje con el cuerpo y la tecnología: ¿cómo marcan y alteran las máquinas los cuerpos humanos? ¿Cómo afectan esas marcas tecnológicas a las dinámicas de poder interpersonales? Esta conferencia aborda esta cuestión diseccionando la relación de la tecnología con la corporeidad, es decir, con la base fisiológica, fenomenológica y cultural de las prácticas corporales. Aquí propongo la "configuración" como un dispositivo analítico y un esquema para la creación artística. La configuración, como explicaré, define la relación entre el ser humano y la tecnología como una relación en la que se afectan mutuamente a través de una negociación continua y situada. La configuración permite un análisis ecológico de la corporeidad del cuerpo tecnológico, donde no hay sujeto ni objeto, sino relaciones, fuerzas y estrategias que actúan a través de los demás. La configuración abre así el cuerpo humano y revela su vulnerabilidad intrínseca.

Performance en época de virtualidad

25 nov. das 19h-20h

Evento presencial no Uruguai
Facultad de Artes, Av. 18 de Julio 1772, Salón 318. Universidad de La República, Montevidéu, Uruguai
com transmissão ao vivo pelo Zoom: Entrar na Sala  – Código acesso: cz+8P&LeDN

Mediação: Paula Giuria Bianchi (Uruguai)
Participação: Ines Rocca , Vera Garat (Uruguai); Maria Inês Galvão (Brasil); Rebeca Sánchez Aguilar (México)

Artes Escénicas Multimedia

26 nov. das 19h-20h30

Evento presencial no Uruguai
Facultad de Artes, Av. 18 de Julio 1772, Salón 318. Universidad de La República, Montevidéu, Uruguai
com transmissão ao vivo pelo Zoom: Entrar na Sala  – Código acesso: cz+8P&LeDN

Mediação: Bidu - Carlos Eduardo Batista (Brasil)
Participação: Omar Izaguirre, Marcos Giménez, Miguel Robaina, Lucas Carrier (Uruguai); Ricardo Scholz (Brasil); Maximiliano Willie (Argentina)

Danza y(en) Realidad Virtual. Conversación sobre la instalación de ECOS

26 nov. das 20h-21h

Evento presencial no Uruguai
Facultad de Artes, Av. 18 de Julio 1772, Salón 318. Universidad de La República, Montevidéu, Uruguai
com transmissão ao vivo pelo Zoom: Entrar na Sala  – Código acesso: cz+8P&LeDN

Conversa com os criadores: Ivani Santana (Brasil) e Daniel Argente (Uruguai) e equipes

Conversa com Zaven Paré – Observaciones preliminares sobre interacciones con robots. De la postura a la interacción no verbal

27 nov. das 19h-20h

Evento presencial no Uruguai
Facultad de Artes, Av. 18 de Julio 1772, Salón 318. Universidad de La República, Montevidéu, Uruguai
com transmissão ao vivo pelo Zoom: Entrar na Sala  – Código acesso: cz+8P&LeDN

Mediação: Gabriela Lírio (Brasil)

Resumen:
El trabajo de Zaven Paré consiste en crear narrativas con máquinas, incorporando experimentos de laboratorio en situaciones dramáticas. Según el artista, este uso de simulaciones ayuda a comprender el potencial de las diferentes relaciones entre humanos y dispositivos tecnológicos o criaturas artificiales. Además del “efecto carácter”, el efecto realidad o el efecto presencia, para provocar simpatía y, sobre todo, para despertar empatía, los interlocutores deben ser inteligentes. Para ello, Paré buscó inventar comportamientos específicos para robots, gracias a movimientos y sonidos que suelen producir inconscientemente los humanos, con la simulación de micro-movimientos y la producción de sonidos involuntarios de robots. Así, además de reforzar el efecto presencia, sus interlocutores son capaces de darles un estado potencial de conciencia emocional.

Lanzamiento del libro Observatorio – Mediação Tecnológicas nas Artes Cênicas 

27 nov. das 20h-21h

Evento presencial no Uruguai
Facultad de Artes, Av. 18 de Julio 1772, Salón 318. Universidad de La República, Montevidéu, Uruguai
com transmissão ao vivo pelo Zoom: Entrar na Sala  – Código acesso: cz+8P&LeDN

LATINA(S)CÊNICAS - rede Latino-Americana de Tecnologias e Intermidialidades nas Artes Cênicas 
Organizadora: Ivani Santana (Brasil)
Autoras: Monica Berman (Argentina); Paula Rojas (Costa Rica); Tania Marin Perez (Uruguai), Daniel Ariza (Colômbia), Vanessa Gañán Gómez, Rebecca Sanchez (Mexico), Maíra Castilhos, Gabriela Lírio e Carolina Natal (Brasil)

Poéticas (Des)Confinadas

28 nov. às 19h

Live – transmissão pelo canal EiDCT

Mediação: Cristina Becker, Leonardo Sebiane, Lídia Larangeira, Nina Caetano (Brasil)
Criadores: Carolina Natal, Ivani Santana, Luiz Thomaz Sarmento, Marcela Capitanio Trevisan, Sarah Marques  (Brasil)

Resumen:
Integrantes del Grupo de Investigación en Poéticas Tecnológicas: cuerpoaudiovisual presentan una ConferenciAcción, es decir, la exposición de reflexiones de manera performativa, buscando evitar la separación convencional entre teoría y práctica. Las preguntas de estos "cuerpos" en el contexto pandémico se abordan como un lugar de intersección de afectos, imágenes, recuerdos y poéticas que se construyen a través de encuentros no presenciales, semipresenciales o en diferentes dimensiones de presencia. Estos "cuerpos", geográficamente distantes en Brasil, se encuentran e hibridan en devenires, diálogos y actos performativos que se proyectan al umbral de la humanidad misma - el ser/estar en Brasil en medio de la pandemia del Covid-19 - y al umbral del humanismo como corriente filosófica. Así, en la teoría y en la práctica, se proyecta una apertura a otras perspectivas: ¿posthumanista?, ¿no humanistas? En su entorno físico, cada persona pasa por procesos únicos de encarnación (embodiment) mientras existe, se resiste y sobrevive a las transformaciones sociales. ¿Qué entra y sale del aislamiento social? ¿Qué surge del encuentro? ¿Qué surge cuando se quiere hacer juntos, incluso desde la distancia? ¿Qué surge cuando diferentes “subjetividades”, que practican diferentes artes, que estudian diferentes cosas, eligen estar juntos para CREAR, co-crear?

Las diversas formas de mediación tecnológica en las artes escénicas

29 nov. das 10h-12h

Live – transmissão pelo canal EiDCT

Mediação: Gustavo Sol (Brasil) 
Participação: Jorge Bascuñan (Brasil/Alemanha); Lilian Graça (Brasil); Monica Dantas (Brasil); Roxana Avila (Costa Rica); Vivian Fritz Roa (Chile/França)

Procesos creativos en danza con mediación tecnológica

30 nov. das 10h-12h

Live – transmissão pelo canal EiDCT

Mediação: Marcus Lobo (Brasil)
Participação: Patricia Dalmas (Uruguai); Alex Soares (Brasil); Minerva Hernández Trejo (Mexico); Myriam Beutelspacher Alcántar (México); Paula Rojas Amador (Costa Rica)

Cuerpo, movimiento y emoción en análisis

1 dez. às 10h-12h

Live – transmissão pelo canal EiDCT

Mediação: Lígia Tourinho (Brasil)
Participação: Luiz Aureliano Imbiriba (Brasil); Marina Carvalho  (Brasil); Ivani Santana (Brasil); José Garcia Vivas Miranda (Brasil); Yago Emanoel Ramos Silva (Brasil)

EL CEREBRO TIENE CUERPO: REFLEXIONES SOBRE POSTURAS Y MOVIMIENTOS
Luiz Aureliano Imbiriba (EEFD - UFRJ)

Resumen: Es a través de nuestras acciones que interactuamos de manera efectiva con el mundo en las diversas formas de comunicación humana, incluyendo al habla, la escritura o las expresiones corporales. En la vida cotidiana, por ejemplo, nos enfrentamos a innumerables acciones, y nos asombra observar los saltos, posturas y giros de ballet, incluso sin entender cómo logramos realizar movimientos tan difíciles. Sin embargo, la centralidad del cuerpo determina la complejidad de los procesos fisiológicos necesarios incluso para la ejecución de un simple acto motor. Desde un punto de vista chovinista, se puede suponer que la función principal del cerebro humano es producir movimientos corporales. En otras palabras, las funciones sensoriales, cognitivas y motoras pueden verse como procesos neuronales que apoyan estos movimientos. Así, el estudio de las representaciones del movimiento y la postura corporal permitiría comprender mejor las intenciones, deseos y objetivos de las acciones humanas, con aplicaciones en la práctica deportiva, la danza o la rehabilitación.

EFECTO DE LAS EMOCIONES SOBRE EL MOVIMIENTO HUMANO: UN ENFOQUE NO LINEAL
Marina Carvalho (Física - UFBA)

Resumen: La demostración e identificación de emociones a través del movimiento corporal es un fenómeno que se ha estudiado desde Darwin, quien se dio cuenta de que la expresión de las emociones a través del rostro y el cuerpo es un factor evolutivo y adaptativo que permitió la supervivencia de diferentes especies (Darwin, 1872). / 2009). Al estudiar el movimiento humano, se pueden aplicar varias técnicas. Miranda et al. (2018) proponen un método de descomposición de movimiento para estudiar movimientos complejos como una composición de movimientos más simples e irreductibles, este método se denomina Descomposición de elementos de movimiento (MED). Este método nos informa no solo sobre las métricas de movimiento, sino también sobre la naturaleza de la planificación motora. Los resultados de este trabajo indican que las emociones diferencian el movimiento humano para ser perceptibles por variables biomecánicas no lineales, estimulando preguntas sobre la relación entre emoción, cognición y planificación motora.

ANÁLISIS DE PROCESOS DE IMPROVISACIÓN A PARTIR DE SISTEMAS DINÁMICOS
Ivani Santana (IHAC - UFBA)
José Garcia Vivas Miranda e Yago Emanoel Ramos Silva (Física - UFBA)

Resumen: ¿Cómo se establecen las relaciones durante un proceso de improvisación de baile? Este estudio buscó dar respuesta a esta pregunta a través de herramientas de análisis de redes en sistemas dinámicos. Se desarrollaron metodologías específicas para el análisis de dos experimentos: A) el espectáculo Loop, Lull de la empresa canadiense 605, creado íntegramente a partir de estrategias de improvisación; B) protocolo de improvisación creado específicamente para esta investigación, que cuenta con parejas de improvisadores en un proceso de 15 minutos. Investigamos cómo reaccionaban los improvisadores con un compañero durante una sesión de improvisación utilizando medidas biomecánicas no lineales. 

Cuerpos Lingüísticos. Una conversación con las autoras Hanne De Jaegher y Elena Cuffari

1 dez. das 19h-21h

Live – transmissão pelo canal EiDCT

Mediadoras: Beatriz Adeodato (Brasil); Ivani Santana (Brasil); Nara Figueiredo (Brasil)
Convidadas: Hanne De Jaegher (Canadá/Espanha); Elena Cuffari (EUA)

Resumen
Esta presentación será un diálogo interactivo entre la Dra. Hanne De Jaegher, la Dra. Elena Cuffari, la Dra. Nara Figueiredo, la Dra. Beatriz Adeodato, la Dra. Ivani Santana y los miembros de la audiencia. Nuestro objetivo es discutir juntos (JUNTAS?) temas relacionados con la construcción del significado participativo y el enfoque de los cuerpos lingüísticos en las ciencias cognitivas enactivas, así como las nuevas investigaciones que surgen de este trabajo.

Laboratórios EiDCT 2021

3 dez. das 10h-12h

Live – transmissão pelo canal EiDCT

Resumen:
Informe sobre los procesos creativos de los laboratorios que ofrece EiDCT: "Lab 1 - Video, cuerpo y realidad virtual", "Lab 2 - Coreopolítica: cuerpo y subjetivación en la ciudad", "Lab 3 - Experiencias y recuerdos de estar fuera de línea", "Laboratorio 4 - Prácticas performativas feministas".

ConferenciAção Mulheres da Improvisação: entrelaçamentos sobre os digifeminismos na dança 

3 dez. das 19h-21h

Live – transmissão pelo canal EiDCT

Resumen:
Entre Montevideo, Rio de Janeiro, Itacimirim, Recife, Fortaleza y Joao Pessoa, compartiendo danzas y reflexiones en los últimos dos años, 7 mujeres y sus subjetividades, entre corporalidades y territorios diversos, performan reflexiones y articulan situaciones de danzas que se relacionan improvisación, feminismos y digifeminismos, partiendo de referenciales autobiográficos, de las creaciones realizadas durante el proceso de investigación, y de una poética de intercambio de cartas para abordar los temas y articularlos en forma de danza. De la escritura a la oralidad, de lo que dice una sobre la otra y que se entrelaza en la colectividad de muchas, el cuerpo arriesga narraciones de sí y de otras tantas mujeres enredadas y enmarañadas en sus historias de ahora. 

Mini-residências de improvisação em dança EiDCT 2021

5 dez. das 10h-12h

Live – transmissão pelo canal EiDCT

Resumen:
​​Presentación de las propuestas de cada investigador en las mini residencias, informe del proceso y mesa redonda sobre los principios planteados e investigados durante el período.

Sobre as Participantes

coreógrafo e videomaker residente em São Paulo. Como coreógrafo convidado, criou para as principais companhias públicas de dança do país e também coreografou e dirigiu trabalhos para companhias de dança na Holanda, Estados Unidos e Chile. Em São Paulo dirige o Projeto Mov_oLA, plataforma de criação artística que ganhou 2 prêmios APCA Dança e vencedor do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. Atualmente é Diretor Artístico da Cia Jovem de Dança de Jundiaí/SP e também responde como Curador de Dança do Programa Qualificação em Artes, do Governo do Estado de SP.

é Multiartista, docente e pesquisadora. Realizou estágio Pós Doutoral em Artes pela Universitát de Barcelona. Docente dos cursos de Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará. Desde 2016 tem colaborado com o grupo de pesquisa Data Science for the Digital Society (Universitát Ramon Llul / CERN), desenvolvendo uma pesquisa na interação entre Arte e Ciência. Coordena o grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço e organiza o projeto de extensão Temporal - encontros de improvisação e composição em tempo real. Participa do Bando – grupo de estudos em improvisação e das Mulheres da Improvisação. Seu foco de estudos é na improvisação em dança e desenvolveu, com seu grupo de pesquisa, a metodologia Movíveis para inspiração de estudo do movimento e jogos criativos.

Egresado de la Escuela de Maldonado de Arte Escénico (EMAE) y del Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes (IENBA) en la Licenciatura de Arte digital y Electrónico. Forma parte de diversos proyectos de investigación (PAIE-CSIC) vinculados a la tecnología y la danza. Desempeña el rol como artista, diseñador y animador para videojuegos. Trabaja en las artes escénicas hace más de diez años y actualmente trabaja para el desarrollo de contenidos digitales interactivos. Trabajó como colaborador honorario en el Área de Lenguajes Computarizados del IENBA y en el departamento de Teoría y Composición de EUM. Le interesa seguir trabajando en cuestiones vinculadas al cuerpo y a la virtualidad, más precisamente acerca del comportamiento y cognición humana

Artista da dança, pesquisadora e docente da Escola de Dança da UFBA. Doutora em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) com a tese intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber”. Integra o corpo docente do PRODAN - Mestrado Profissional em Dança da UFBA, tendo como principais áreas de pesquisa as interações da Dança com a Educação Somática, os estudos da percepção implicados em processos de experimentação artística e a Prática como Pesquisa. É Specialized Master Trainer no Método Gyrotonic®, pelo Gyrotonic International Headquarters (EUA). beatrizadeodato@gmail.com

Co-autor das especificações do middleware de TV Digital Ginga e doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio),sendo pesquisador colaborador do laboratório Telemídia. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). É professor adjunto na Universidade Federal da Paraíba(UFPB) e pesquisador do laboratório LAViD desde sua fundação, onde atualmente coordena projetos de pesquisa. É também professor e coordenador do Programa de Pós Graduação em Computação, Comunicação e Artes.

Ha compuesto música original para los largometrajes «Anina», «Caddies», «Una Noche Sin Luna» e «Imaginary», para los cortometrajes «El Hombre Muerto», «Irma», «Hucho, hucho» y «Esquisse», para las series animadas «Billy The Krill», «El Gran Pipí-Cucú» y «Dos Pajaritos», para los videojuegos «Kingdom Rush Origins», «Iron Marines» y «Webosaurs», así como para las obras de teatro «El Lugar de las Lucíernagas», «El Ilustrador» y «20000 Leagues Under the Sea». Además de su actividad independiente, se desempeña como diseñador sonoro del estudio de videojuegos Ironhide y es docente de sonido en la Licenciatura en Medios Audiovisuales del Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes y de Kavlin Centro Cultural.

Atriz formada em Atuação pela ENAT-INBA/México. Mestranda pesquisadora em performance, mídia digital  e somática no PPGAC-UFBA. Participou como atriz em coletivos de teatro e em produções de cinema, exibiu obras plásticas e peças performáticas no Brasil. Suas obras giram em torno aos temas como mulheres migrantes, visibilidade lésbica e poéticas dos corpos da guerra.

Artista do corpo, produtora, realizadora audiovisual, estudante de Dança (UFBA) e graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Artes com concentração em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Bahia. Participei como atriz e produtora do grupo 4 NA RUA É 8, como performer no projeto O Feminino na Performance e como pesquisadora do LAS no Balaio Fantasma (IHAC), e “Percepções da dança: um estudo através da realidade virtual” no GP Poéticas Tecnológicas (IHAC).

Artista e pesquisadora no campo da dança. Coreógrafa no curso de Dança da UFRJ, colaboradora do Programa de Pós Graduação em Dança (PPGDan) da UFRJ e integrante da conexão Mulheres da Improvisação. Investiga as relações que se atravessam entre o corpo e o gestual na imagem em movimento, e aproxima-se dos estudos do cinema para pensar a criação da dança na imagem. Doutora e Mestre em Multimeios (UNICAMP) com Estágio Doutoral na Université Paris 8 – (França). Bacharel em Dança (UNICAMP).

(1977) é artista, professora e pesquisadora em Artes do Corpo. Docente na Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa, reside entre essa cidade e Belo Horizonte, onde investiga o fazer artístico tendo o corpo como plataforma. Atuando na interface entre performance, vídeo e fotoperformance, suas obras já foram apresentadas nacional e internacionalmente em locais como Museu de Arte da Pampulha (BH), Whitechapel Gallery (Londres/UK) e Beijing Art & Design Week (Pequim/China). É Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, Mestre em Teorias e Práticas Teatrais pela ECA/USP e em Performance, pela Queen Mary University of London.

Artista sonoro y visual, Profesor Titular de la UDELAR, Coordinador de la Licenciatura en Arte Digital y Electrónico, ex-Coordinador de la Licenciatura de Lenguajes y Medios Audiovisuales, Universidad de la República del Uruguay. Co-Coordinador de la Red y Observatorio Iberoamericano de Arte Digital y Electrónico y del Seminario Internacional de Narrativas Hipertextuales. Coordinador del Grupo de Investigación en tecnologías XR aplicadas al arte “Realidades Aumentadas”.  Integrante del grupo artístico sonoro-visual-hardware hacker “Esto no es Magritte”, y los grupos Nova Express y el ensamble ruidista MAUA. Ha expuesto instalaciones interactivas e infografías en diversas salas de Uruguay, Cuba, Venezuela, España y Francia. Tiene como líneas de investigación principales el new media art, robótica artística, realidad virtual y expandida y la inteligencia artificial en el arte, así como su trabajo de investigación “Videojuego Expandido”. 

Profesor Titular del Departamento de Artes Escénicas de la Universidad de Caldas. Doctor en Diseño y Creación de la Universidad de Caldas. Magister en Estética y Creación. Maestro en Artes Escénicas. Coordinador del grupo de investigación “Teatro, cultura y sociedad” categoría “B” Colciencias. Integrante del colectivo artístico transdisciplinar “Andrómeda 3.0” daniel.ariza@ucaldas.edu.co

es Ingeniero en Informática independiente y docente, con un perfil amplio y una inclinación marcada hacia las artes. En sus primeros años de estudiante universitario, comenzó su carrera profesional como desarrollador de software. Afortunadamente encontró que su profesión tenía una conexión con el arte: arte con nuevos medios. Comenzó una búsqueda de lo ausente en una Facultad de Ingeniería. Formó el Colectivo Random, donde investigaron el cruce de lenguajes (danza, video, software), creando video danza interactivos e instalaciones interactivas. Actualmente es docente de programación para videojuegos, como Ingeniero trabaja en desarrollo de aplicaciones interactivas para museos y aplicaciones web.

Professora do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Líder do Grupo de Pesquisa “Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo” (CNPq/UFSB). Docente permanente do PPGER/UFSB e colaboradora do PPGT/UDESC. Co-coordenadora do GT "Mulheres da Cena" da ABRACE. Realiza estudos e obras artísticas de performance e iluminação cênica, perpassando por ações de crítica teatral, curadoria e pedagogia das artes. Doutora em Psicologia Social (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas (ECA-USP). 

Ph.D., 2011, Universidade do Oregon, EUA) é filósofa da ciência cognitiva pela abordagem enativa da linguagem. Com Ezequiel Di Paolo e Hanne De Jaegher, é co-autora de “Linguistic Bodies: The Continuity Between Life and Language” (2018, MIT Press). Ela ensina e orienta projetos de pesquisa sobre cognição incorporada e comunicação nos Programas de Psicologia e Estudos Científicos e Filosóficos da Mente no Franklin and Marshall College na Pensilvânia, EUA.

Artista da dança e instrutora de Vinyasa Yoga. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP); Mestre em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (UFBA); Licenciada e Bacharela em História (UFSC), Licenciada em Artes Visuais (CLARETIANO) e Teatro (UNÍTALO). Professora Colaboradora da Licenciatura e Bacharelado em Dança (UNESPAR/FAP), desde 2017, onde coordena o projeto de extensão online Dança: Cuidado de Si. Performer e co-diretora do Espaço de Criação. Composteira (espaço de pesquisa). Foi bailarina do Grupo Cena 11 Cia. de Dança e intérprete-criadora da Siedler Cia. de Dança.

Bacharel Interdisciplinar em Artes pela UFBA, é artista e pesquisador em Artemídia. Pesquisou no projeto ‘Realidade Virtual: novos caminhos para a difusão da dança’ no GP Poéticas Tecnológicas. Possui formação em Teatro pela FUNCEB. Mineiro, percorreu caminhos pelas artes da dança e visuais na Escola de Artes Arena da Cultura e no curso de Artes Visuais-UFMG. Performou com LUME Teatro no FIT-BH, realizou exposição coletiva pela FUNARTE-MG e CCult-UFMG com desenho. Curou e produziu exposição de fotografia e participou como artista gráfico e cenógrafo no espetáculo de formatura de Marina Braga na EBA-UFMG.

Mestranda em Dança pelo PPGDAN/UFRJ e graduada em Economia também pela UFRJ. É artista da Dança Contemporânea e sua prática passeia pelos territórios da Improvisação e Danças Urbanas. Sua pesquisa vincula Dança e os Estudos Culturais, a fim de propor a conexão entre a experiência cotidiana com a dança, micropolítica e manifestações culturais nas ruas do Rio de Janeiro. Produz trabalhos vinculando Dança, Performance e Audiovisual. Faz parte do coletivo-escola Cultive Dança e Teatro na produção de Espetáculos e Ações Sociais.

Fundadora e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ , do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFF e do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. É Diretora Adjunta da Pós-Graduação da Escola de Comunicação/UFRJ. É autora dos livros A procura da palavra no escuro (2001), Interseções: Cinema e Literatura (2010), Caderno de Viagem (2017) e Movente (2021/no prelo). Possui publicações em diversos periódicos na área de Artes.

Ator e diretor especializado em neurocomputação da performatividade. Foca a compreensão e criação de presenças poéticas usando sensores e interfaces neurofisiológicos para interação com audiovisual ao vivo. Pós. Doutor em Artes (ECA/USP, 2017), com Doutorado Sanduíche na Univ. Paul-Valéry III (França). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2008) e Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP (2000). Contribui com o Laboratório de Pesquisas em Robótica e Reabilitação - LABORE/IF e com o Digital Dramaturgy Lab Squared - DDL2 (Univ. de Toronto, Canadá). É professor do Centro Universitário Belas Artes. Atua em TV, cinema, teatro, dança e performance.

(DPhil, 2007, University of Sussex) é uma filósofa da ciência cognitiva, investigando para entender melhor como pensamos, trabalhamos, brincamos - basicamente, vivemos e amamos - juntos. Ela tem desenvolvido a teoria da intersubjetividade chamada criação de sentido participativa. Com base na ciência cognitiva ativa, teoria dos sistemas dinâmicos e fenomenologia, esta teoria é aplicada em disciplinas acadêmicas e práticas, como neurociência, psiquiatria, arquitetura, psicologia, ciências sociais, música, educação, várias formas de terapia, artes e compreensão autismo. O interesse de Hanne não é apenas em compreender cientificamente como participamos das interações sociais e como isso nos muda, mas também em nos ajudar a nos entender melhor, especialmente entre as diferenças. Seu trabalho mais recente reúne isso na ideia de uma epistemologia engajada - até mesmo envolvente, que entende o conhecimento como baseado nas contínuas tensões existenciais de amor. Com Ezequiel Di Paolo e Elena Cuffari, foi co-autora de Linguistic Bodies: The Continuity Between Life and Language (2018, MIT Press). De Jaegher é professora associada (pesquisadora) no departamento de filosofia da Universidade do País Basco. Ela também é bolsista visitante no Departamento de Psicologia da Universidade de Sussex e co-diretora da Dialogica UK. Atualmente é bolsista de Wall no Instituto Peter Wall de Estudos Avançados da Universidade de British Columbia, Vancouver, Canadá.

Directora de Arte de “Noche Americana” (, “El baño del Papa” “Polvo Nuestro”, ·El último tren, “Ruido”, “Una forma de bailar”, “Subterráneos”, “Otario”, y como Directora de Arte local “Informers”( EEUU) y “Onda su onda”( Italia). Desde 1989 realiza dirección de arte para cine comercial, videoclips, diseño de escenografías para TV, cortometrajes y ficción televisiva. Docencia: EICTV (Cuba) y en la Escuela de Cine Altos de Chavón en R. Dominicana, en Uruguay en la Lic. en M. y L. Audiovisuales, Ienba, Udelar. Como artista visual participa de muestras individuales y colectivas dentro y fuera de Uruguay. 

Cursa la Maestría en Teatro y Artes Performáticas de la Universidad de las Artes de Buenos Aires (UNA).Actualmente realiza su tesis de Maestría. Es actriz egresada de la Emad de Montevideo. Como creadora, sus intereses son múltiples, participa de diversos Festivales y proyectos en colaboración de Performance en Montevideo y Buenos Aires. En los últimos tiempos investiga sobre performance y virtualidad a través de los proyectos: La chapa, #BERNARDAsimilteatro, su participación en Memorias del aislamiento. También mediante el curso Laboratorio de Artes Performáticas en Medios digitales que dicta durante el corriente año, junto a Paula Giuria en el marco de Educación Permanente de IEMBA

Pesquisadora e artista da dança com mediação tecnológica. Entre 2018 e 2019, foi professora visitante, com projeto interdisciplinar entre a University British Columbia (supervisão do Dr. Evan Thompson) e a Simon Fraser University. Em 2012, realizou pós-doutorado pelo Sonic Arts Research Center (Irlanda do Norte) (2012). Pioneira no Brasil em dança telemática realizada através das redes acadêmicas. Idealizadora da conexão Mulheres da Improvisação reunindo pesquisadoras de 5 universidades federais que se dedicam ao estudo da improvisação em dança, feminismos e cultura digital. Coordenadora do grupo de pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual. Professora do PPG Dança /UFRJ, e do PPG Artes Cênicas e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências/ UFBA. Autora dos livros: Corpo Aberto: dança, Cunningham e novas tecnologias (2002) e Dança na Cultura Digital (2006). Co-editora Chefe da Revista Repertório (PPGAC/UFBA).

Artista freelancer, atualmente vivendo em Berlim. Desde 2012 ele é Diretor da Cia Ìdrima de performance e arte contemporânea e codiretor do Coletivo Baillistas de Fotografia e multi-arte,  e em 2016 se muda para Alemanha onde concluiu seu mestrado em dança-educação. Em sua arte independente se baseia em questionamentos sobre significações de um corpo socialmente construído e em traduções de caminhos somáticos, buscando ressignificar aspectos simbólicos de uma corporeidade contemporânea. Bascuñan revela seus experimentos multidiciplinares misturando fotografia, vídeo, desenhos, som e texto com uma pesquisa de movimento, contextualizados em um reino da arte e política.

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Ciências Ambientais - Universidad de La Coruña (2000). Atuou como pesquisador em regime de pós-doutoramento em duas ocasiões na universidade de La Coruña - ES e uma vez na Universidade de Harvard - USA. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de sistemas complexos, com ênfase em modelos computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: fractais, redes complexas, modelos computacionais, neurociência e biomecânica.

Artista Multidisciplinario, nacido en Montevideo, Uruguay en 1993.Genera y participa en proyectos principalmente con lenguajes multimedia. Audiovisuales interactivos, composiciones 3D e instalaciones con tecnología.   Utiliza diversas  herramientas tecnológicas como el escaneo 3D, realidad virtual, realidad aumentada, modelado 3D y diferentes tipos de lenguajes de programación para realizar investigaciones artísticas. Forma parte del colectivo y espacio de artes  Ituzaingó donde trabaja colectivamente e individualmente. Ha realizado proyectos transdisciplinarios con danza, teatro, moda, educación y ciencias. Actualmente está terminando el curso de grado de  la Licenciatura en Arte Digital y Electrónico en la Facultad de Artes (IENBA).

Artista da dança, trabalhou com coreógrafos como Holly Cavrell, Luis Mendonça, Regina Miranda, Andrea Jabor e Lia Rodrigues. Atualmente desenvolve o solo “Brinquedos para esquecer ou práticas de levante”. Doutora em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, escreveu a tese “Coreografias e contracoreografias de levante: engajando dança, escrita e feminilidade. Professora dos cursos de graduação em dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança – onucleo, com o qual vem investigando dramaturgias contracoreográficas de mulheres artistas.

Realizadora audiovisual, artista multimídia e dançarina. É graduada em Comunicação Social - Midialogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestranda em Artes Visuais na mesma instituição. Se interessa em pensar poéticas interdisciplinares e sua pesquisa atual engloba a interseção entre corpo, vídeo e mídias digitais. Desenvolve, há 4 anos, trabalhos em videodança. É criadora e integrante do grupo "teia" e dirigiu a obra "10 estudos para uma videodança interativa”, selecionada em diversos festivais de Arte-tecnologia e premiado em 2º lugar no Festival de Arte Digital de Atenas (ADAF), na categoria performance, em 2020.

Coreógrafa, dançarina, professora de dança e videasta. Graduada em dança, mestre em coreografia, e doutora em artes cênicas com uma pesquisa sobre a percepção cinestésica em videodança. Além de uma longa experiência como coreógrafa no Brasil e Alemanha - país que viveu por 18 anos - tem-se ocupado, como artista-pesquisadora, nos últimos anos, em correlacionar processos de criação, empatia estética, percepção e imersão na dança e na videodança: experimentando metodologias criativas, realizando obras, ministrando oficinas, cursos, palestras e publicando textos na área. Desde 2011 tem participado com diferentes obras em festivais nacionais e internacionais de videodança.

Artista, professora e pesquisadora em Dança. Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA. Professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. Mestre e Especialista em Dança pelo PPGDança-UFBA. Licenciada em Dança pela UFBA. Professora do Mestrado Profissional em Rede em Artes da UFPB. Coordenadora da linha de pesquisa Radar 1- Grupo de Improvisação em Dança. Participou de alguns grupos de dança e coletivos artísticos em Salvador-Ba, criou solos autorais, coreografou e realizou a preparação corporal de atores em alguns espetáculos de teatro. Participou de algumas residências artísticas tendo como foco a improvisação e a composição. Tem como área de estudo a composição em dança realizada a partir da percepção de espaços de naturezas distintas, na perspectiva da prática como pesquisa, tomando como processo a improvisação e a configuração de performances. Ultimamente, os espaços da rua tem sido foco de investigação para compor em modo solo e os espaços de ocupação fora da universidade junto ao Radar 1.

Professor associado da Escola de Educação Física e Desportos na UniversidadeFederal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: conhecimentos sobre o corpo, controle motor eequilíbrio postural.

Artista, docente e pesquisador da dança com ênfase em improvisação, arte/dança contemporânea, processos artísticos e educacionais em mediação tecnológica. É professor assistente do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde atua nos cursos de Licenciatura em Dança e Teatro. Doutorando do programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Artes e Licenciado em Dança pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas Corpoaudiovisual (IHAC/UFBA) e no Núcleo de Estudos do Corpo (NEC-UESB). Coordenador do Subprojeto Arte/Dança da Residência Pedagógica da UESB.

Licenciado en Artes Plásticas y Visuales, docente de la Escuela Nacional de BellasArtes (UdelaR), ilustrador, fotógrafo, diseñador gráfico, postproductor y performer audiovisual. Sus investigaciones fotográficas sobre la mirada y la construcción de identidad lo han conducido a la creación de composiciones visuales transdisciplinarias, experimentando con proyecciones de video en escena para obras de teatro y espectáculos musicales. Su serie personal de performance audiovisual en vivo “Autorretrato” es una obra en proceso continuo, donde improvisa combinando secuencias fotográficas, ilustraciones animadas y videos, proyectados a gran escala y en tiempo real.Ha colaborado creando contenidos visuales integrados en escena como proyecciones de video A través de imágenes de archivo, registros videográficos y gráficos animados sus relatos visuales exploran el encuentro múltiple de la imagen, el sonido y el espacio escénico.

Atriz. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAC/UFRJ). Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução - UFSC (2020 - 2021). Foi professora Substituta no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (2018-2019). Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Realizou doutorado sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob supervisão de Josette Féral. Mestra em Artes Cênicas pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Autora dos livros: "A presença de corpos ausentes: a fantasmagoria de Denis Marleau em Os cegos de Maurice Maeterlinck", (2015) e "As múltiplas presenças do ator: novas relações e inovações em territórios cênicos" (2020).

Mestranda do PPGAC/UFBA e integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual (GP Poética) com Liderança de Ivani Santana. Bacharel em Artes Cênicas (UFSC, 2014). Foi integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo na Arte, coordenado pela doutora Janaína Trasel Martins. Suas pesquisas têm enfoque nas áreas de teatro, dança, performance e audiovisual.

Artista, performer, director de escena y investigador que combina la performance contemporánea, el arte de los nuevos medios y la música interactiva por ordenador desde principios de la década de 2000. Manipula cuerpos, crea coreografías, diseña máquinas y compone sonidos, combinando así disciplinas, medios y tecnologías emergentes en una estética onírica, sensual y sin concesiones. Marco se doctoró en Goldsmiths, Universidad de Londres, fue becario de investigación en la Academia de Teatro y Digitalidad de Dortmund (Alemania) y, anteriormente, fue becario de investigación en la Universidad de las Artes de Berlín en colaboración con el Laboratorio de Investigación Neurorobótica. Sus escritos abarcan los estudios de la performance, la teoría del cuerpo, la estética, la interacción persona-máquina y la informática no convencional.

Montevideo, 1990. Docente en la Licenciatura en Arte Electrónico Digital de la Facultad de Artes, Universidad de la República. Formado en la Licenciatura en Diseño Gráfico y en el Área de Lenguajes Computarizados del Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes. Artista digital y sonoro, enfocado en la producción de imágenes a través de código, dispositivos electrónicos interactivos, entornos inmersivos y realidad virtual. Docente en los cursos de Programación Creativa e Interacción y Diseño de Paisajes Virtuales.Integrante del colectivo Mihaly Meszaros. Colectivo multidisciplinario enfocado en la producción de música experimental, instalaciones interactivas y medios audiovisuales para propuestas escénicas. 

@marllobo  é Diretor, Iluminador, Produtor, Educador. Integrante do COATO Coletivo @coatocoletivo.Formado em Artes Cênicas no Curso de Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia(UFBA). Pesquisas em arte e mídia com foco nos elementos técnicos, na Dramaturgia visual da cena, e nas interações entre as interfaces do teatro, audiovisual. Mestrando em Cultura e Sociedade no programa PósCult-UFBA. Curador e produtor do FESTAC Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia (2015-2021).

Artista, docente e pesquisadora das artes do corpo e do Programa de Pós Graduação em Dança da Universidade do Rio de Janeiro, possui doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO/2010), mestrado em Ciência da Arte pela (UFF/2002). Integrou o corpo docente fundador do curso de bacharelado em dança da UFRJ (1994). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Investigações sobre o Corpo Cênico (GPICC/CNPq/UFRJ), professora e orientadora de graduandos e pós-graduandos das graduações em Dança e do Mestrado em Dança da UFRJ. Integra o projeto de Preparação Corporal para Atores em parceria com o curso de Direção Teatral (ECO/UFRJ) e a nova diretoria da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (ANDA).

Bacharel em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde participou do Grupo de Gravitação e Cosmologia (GGC) e do Núcleo de Inovação em Tecnologia de Reabilitação (NITRE) como pesquisadora voluntária. Participou do programa Ciência sem Fronteiras como bolsista de graduação sanduíche para os Estados Unidos e estagiária do departamento de Ciência Planetária da University of Arkansas. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI-UFBA), vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva (NEUROCLIC) e estuda a relação entre emoção e movimento, através da abordagem de Sistemas Complexos, utilizando índices biomecânicos para investigar se as emoções podem ser diferenciadas através do movimento.

Cursó la Licenciatura en Arte Digital y Electrónico en Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes. Actualmente se desenvuelve en el área de modelado 3D, en diseño y desarrollo de Realidad Virtual, en la exploración del video arte y el video experimental dispuesto como video instalación. Participó en la realización del MuMe Virtual (Museo de la Memoria) Proyecto ganador del 11° Premio Ibermuseos de Educación 2020. En este proyecto se desarrollaron dos salas del museo en forma virtual donde se modelan en 3d todos los objetos que alli aparecen. Participó en el Encuentro de Artes Audiovisuales Interactivas presentando el proyecto de MuMe Virtual.

Possui Pós- graduação em Arte, Educação e Sociedade/ CESMAC/ AL - (2019). Graduação em Artes Cênicas/Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Atualmente é atriz/performer solo e professora de artes. Mestranda no Programa de Pós - Graduação em Artes Cênicas/ PPGAC/ UFBA. Pesquisadora no grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpo audiovisual, liderado pela Dra. Ivani Santana. Possui vínculo com o projeto Residência Artística/ Joana Gajuru - ETA/UFAL desde 2020. Pesquisando, entre outras coisas, sua essência em meio a sociedade, interferindo no meio em que vive através do estudo do seu corpo e suas raízes. 

Es Profesor Nacional de Música -especialidad percusión. Docente investigador categorizado de la Universidad Nacional de las Artes-UNA. Es el creador y director de la Red Isadora Latina-RIL (2017). Dirige proyectos de investigación en torno a las artes escénicas y las tecnologías multimediales interactivas, dictando seminarios y residencias artísticas dentro de la Argentina y Uruguay. Forma parte del Equipo de Investigación en Tecnología Aplicada a la Danza InTAD. Trabajó en el diseño y programación multimedia de las siguientes obras:SINAPSIS (Laura Paolino 2019) https://www.facebook.com/sinapsisobra -Empatía 4/Cia La Emoción (2017)http://www.redisadoralatina.com/index.php/2017/09/08/empatia-4-la-emocion-buenos-aires/Instructivo (Andrea Saltiel 2014/15) https://revistarevol.com/principales/andrea-saltiel-saltando-al-vacio/Datos de contacto: maxiwille@hotmail.comhttps://www.facebook.com/maximiliano.wille@maximiliano_wille

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Licenciado en Artes Plásticas y Visuales del Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes (UdelaR). Artista visual con interés en múltiples áreas como ilustración, pintura, escenografía, fotografía, video y video mapping. Técnico realizador y diseñador de escenografías para teatro, danza, circo, carnaval, espectáculos infantiles, ópera, ballet y música en vivo. Desde 2010 es integrante de Mihaly Meszaros, colectivo artístico que experimenta en lenguajes electrónicos y digitales, performances audiovisuales y artes escénicas. Desde 2009 realiza la puesta en escena de la banda Power Chocolatin Experimento. Desde 2013 es técnico de realización de pintura artística en el Auditorio Nacional del SODRE.

Artista transdisciplinaria y luchadora social, miembro del Sistema Nacional de Creadores 2010 y 2018, dirige la compañía Bioscénica, dedicada a crear y producir propuestas que conjugan arte, ciencia y tecnología aunadas a las humanidades con fines escénicos. Forma parte del grupo de Investigación y creación Arte+Ciencia de la UNAM. Ha expuesto en México, Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Portugal y Francia. Su obra gira en torno a la relación entre cuerpo, ciencia, tecnología, poética, vitalidad y empatía. Sus últimas creaciones son Zaxhi o la cadencia expandida, Empatía 5.2/Memoria colectiva, Empatía 5.1/Ritual tecnochamánico para sitio específico entre otros. Directora artística del proyecto Mosaico genético en México: una mirada desde las artes. Curadora y directora de los encuentros internacionales: NFestival: Laboratorio de Creación Escénica Transdisciplinario -LabCet (2018), Transpiksel (2016), Efusión (2015) y Liveness (2012). 

Profesora en Enseñanza Primaria, Licenciada y Profesora Media y Superior en Letras (UBA), Magister en Análisis del Discurso (Facultad de Filosofía y Letras. UBA). Doctora en Ciencias Sociales (UBA). Ejerce la crítica teatral en Funámbulos (1999), Alternativa Teatral (2005), Crítica Teatral (2006), Montaje Decadente (2011). La Nación (2012). Es coordinadora del Área de Comunicación y Artes Escénicas en la carrera de Comunicación, en la facultad de Ciencias Sociales (UBA). Coordina la editorial Escénicas. Sociales

Doutora em Estudos e Práticas Artísticas (UQAM/Canadá), com Pós-Doutorado no Centre for Dance Research/Coventry University (Reino Unido),  é Professora Associada na UFRGS nos cursos de Graduação em Dança e de Pós-Graduação em Artes Cênicas. É autora do livro Dança, o enigma do movimento, de capítulos em coletâneas internacionais e de artigos em periódicos nacionais e internacionais.  Atua como bailarina convidada na Ânima Cia. de Dança e na Eduardo Severino Cia. de Dança. Coordena o Projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul (www.ufrgs.br/carnedigital/).

Artista, docente e investigadora. Magíster en Tecnología y Estética de las Artes Electrónicas, UNTREF, Buenos Aires. Investiga el performance digital desde una lógica arque-maquinante. Fundó la línea de investigación Translab en el Centro Multimedia y más tarde la compañía independiente Bioscénica, cuerpo digital y transdisciplina. Curadora de los Encuentros Internacionales de Artes Performáticas, Ciencia y Tecnología, “Efusión: código y producción de sentido” (San Luis Potosí); “Liveness: prótesis, gesto y metáfora” (CENART); y LabCET Epigenética (Centro de Cultura Digital). Publicó en las revistas académicas E-Performance (UNLP) y Antropología del Cuerpo (UBA). Coordinadora editorial de “Arte y Transdisciplina en México” (Bioscénica-BBVA). Recientemente fungió como Directora de Desarrollo Académico del Centro Nacional de las Artes

Professora visitante do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC e pesquisadora colaboradora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp. Bacharel e licenciada em filosofia pela mesma universidade, mestre e doutora em filosofia pela USP, possui experiência internacional de pesquisa doutoral e pós-doutoral. Preza pela pesquisa interdisciplinar e pela atuação das mulheres na filosofia. Suas áreas de atuação são filosofia da mente, filosofia da linguagem e epistemologia. Sua pesquisa atual em enativismo e linguagem baseia-se em práticas de improvisação e na evolução do uso de signos para entender a criação de sentido participativa.

Directora, docente y dramaturga costarricense establecida en España. Galardonada en los Premios Nacionales de Cultura Ricardo Fernández Guardia 2015 (Costa Rica) en la categoría a Mejor Dirección de Teatro por su trabajo en Viola (1234). Sus líneas de investigación incluyen el teatro documental, la antropología visual, on-stage camera/performance fílmica, el género, las sexualidades, el cuerpo y las tecnologías como herramientas de creación a partir de la dramaturgia escénica. Ha presentado su trabajo en festivales, seminarios y talleres en Costa Rica, Nicaragua,  Guatemala, El Salvador, México, Cuba, España, Alemania y New York.

Estudiante del último periodo de Arte digital y electrónico en el Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes, Uruguay. Formada en educación para realidad virtual, Unity. Estudiante de Ballet Clásico por más de 20 años. Autodidacta en modelado 3D, renderizado y lighting. Participé en actividades con museos como la realización del MuMe virtual (museo de la memoria) y Mapping en la fachada del museo Blanes, Uruguay (2019) Mi práctica artística actual recae en los medios audiovisuales, arte digital, escritura poética, danza y pintura al óleo.

Performer, ativista feminista e pesquisadora da cena  contemporânea. Doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP, ela também é  professora do PPGAC-UFOP. Tendo como eixo central da sua pesquisa as  relações estético-políticas entre feminismos e performance, ela realiza diversos trabalhos artísticos e acadêmicos, além de coordenar, desde  2013, o NINFEIAS – Núcleo de INvestigações FEminIstAS integrado por  estudantes de Artes Cênicas da UFOP. Com seus trabalhos, já se  apresentou em diversas mostras nacionais e internacionais de arte, tais  como a mostra FRINGE (Curitiba/PR), o Festival Internacional de Teatro  Palco e Rua (Belo Horizonte/MG) e o Festival De|Generadas² (São Paulo). 

Licenciado en Artes plásticas, especializado en multimedios y docente en la Licenciatura enLenguajes y Medios Audiovisuales, FAC DE ARTES, CURE, UDELAR (2014 a la fecha)Realizador audiovisual independiente, camarógrafo, editor y animador.Dedica-se de forma profesional a las artes escénicas desde el año 2005, tanto comovisualista, realizando escenografías virtuales a partir del video mapping, como en rol derigger profesional, especialización que se dedica a los movimientos aéreos de personas y aldiseño y ejecución de sistemas y movimientos aéreos para la escena.Actualmente estoy cursando la Maestría en Arte y Cultura Visual, FAC DE ARTE ,UDELAR, en su segunda edición 2021.

Egresada del Instituto Superior de Educación Física (UDELAR) y Posgrado en Políticas Culturales de Base Comunitaria (FLACSO). Desde 1998 se forma en danza contemporánea y desde 2002 se forma en artes circenses. Dirige FASCIA (2020), espectáculo de teatro físico circo y multimedia; ALEBRIJE (2019), obra de circo y teatro para niños. ATARAXIA circo emergente Colgante Circo. Co-dirección de Adentro (2018), de la compañía de circo Cualquier Guayaba y co crea y dirige Las incómodas Margaritas (2014), espectáculo de circo, danza y teatro físico. Creación de BORDES (2016) junto a Mihaly Meszaros, piezas de danza aérea y sensores de movimiento. Co-fundadora y co-gestora de El Picadero: Espacio para el desarrollo de las artes circenses (2005). Tallerista de artes circenses y danza aèrea. Integra al equipo de gestión y producción del Festival Internacional de Circo de Uruguay, FIC Uruguay y del Acá Circo proyecto de circo social

Nace y reside en Montevideo. Bailarina, coreógrafa, docente e investigadora. Coordinadora de la Licenciatura en Danza Contemporánea. Facultad de Artes-Universidad de la República, UdelaR. Como docente se desenvuelve mayormente en el eje de creación artística de la Licenciatura. Fundadora, y curadora del Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay- FIDCU.www.fidcu.com Maestría en Arte y cultura Visual. Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes. I.ENBA, UdelaR. En curso, etapa final. Postgrado “Especialización en Estudios Contemporáneos de Danza” Universidad Federal da Bahía, Brasil. Como artista crea y dirige obras presentadas en Uruguay y plataformas de la región.

Paula Rojas Amador profesora, investigadora y creadora intermedial. Docente de la Escuela de Arte Escénico de la Universidad Nacional de Costa Rica (UNA) y coordinadora del Laboratorio Escénico Digital (LED), el cual se fundó en 2019 centrándose en la investigación sobre las tecnologías digitales y el arte. Doctora (Ph.D) en Teatro (2018) de la Universidad Laval en Québec, Canadá, en el programa de Littérature et arts de la scène et l’écran con énfasis en el tema de la tecnología digital en la escena. Mestre en Teatro en 2009 ( Universidad del Estado de Santa Catarina-Brasil (UDESC)) en torno a la interpretación contemporánea. Bachiller y Licenciada en Teatro (UNA). Entre sus intereses encontramos : la escena tecnológica y su relación con la creación de experiencias entre lo visual, el sonido y el cuerpo. Así como, la creación de dispositivos escénicos, la inmersión, la instalación-teatro, la interpretación contemporánea y la historia del teatro en Costa Rica.

Artista interdisciplinaria que trabaja con las artes del cuerpo y la tecnológicos. Es ejecutante en danza clásica y bailarina de danza contemporánea. Su práctica artística se enfoca hacia la experimentación interdisciplinaria y recursos interactivos. Colabora con compañías de danza contemporánea en producciones interdisciplinarias. Docente e investigadora del CENART-DDA, coordina la Subdirección de Estudios Interdisciplinarios y es docente del Diplomado en Danza y Mediación Tecnológica UNAM. Tiene diversas publicaciones con temas artísticos y de educación artística. Fue tutora del programa Jóvenes Creadores FONCA 2016 y 2017. Esta por concluir su Doctorado en Artes Visuales en la FAD, UNAM.

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2018), e pesquisa a experimentação de poéticas interativas mediadas pelos dispositivos de captura de movimento nas artes cênicas. Produziu a performance "3 catástrofes sobre o prazer" (Teatro Hermilo Borba Filho, 2017) e a instalação interativa "materia animata" (Guiar Screendance International Festival 2018 e NIME 2019). É idealizador e desenvolvedor do software gratuito “marine” (www.marineframework.org), voltado para experimentação de poéticas interativas. Ricardo é também membro-fundador do Célula de Teatro, fotógrafo, membro do grupo de pesquisa MusTIC/UFPE e músico (Conservatório Pernambucano de Música, 2003), além de incorrigível aprendiz.


M.F.A con especialización en dirección escénica otorgado por la Universidad de Carnegie-Mellon bajo una beca Fulbright Hayes. Ha dirigido y dado clases en varias partes del mundo y participado en múltiples talleres internacionales. Es actriz, dramaturga, diseñadora de luces y se ha capacitado en radio y doblajes. Profesora Catedrática jubilada, en la Universidad de Costa Rica. Ganadora, con el Teatro Abya Yala, del Premio Nacional al Mejor Grupo Teatral en 1999, 2003, 2006 y 2012; Premio a la mejor dramaturgia 1992 y a mejor Dirección en 2018. Es co-directora del Teatro Abya Yala desde 1991.


Performer, educadora e artista multimídia. Cursou Graduação e Mestrado em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - PPGCA, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro da Rede Iberoamericana de Festivais Internacionais de Videodança (REDIV). Trabalha como curadora e criadora da plataforma VIDEODANÇA+

Artista e pesquisadora, doutora em Artes Cênicas, professora do Programa de Pós-Graduação em Lenguajes Artísticos Combinados da Universidad Nacional de las Artes. Trabalha centralmente poéticas corporais e práticas relacioniais. Mestre e especialista em Lenguajes Artísticos combinados (2016), Bacharel em Artes Cênicas (UniRio, 2014) e atriz formada pelo - Palácio das Artes (2009).

Sêcéu Yuri é criança-selvagem, não-binária e multiespecífica.  Dedica-se à escrita pelo viés da corpa e à observação do mundo invisível. Gosta de narrar em associação coalitiva com bactérias, mamíferas e montanhas. Narrativas autoficcionais e feminismo especulativo. 

Licenciada en Letras - Artes y Mediación Cultural y Máster en Estudios Interdisciplinarios sobre América Latina por la Universidad Federal de la Integración Latino-Americana (UNILA), y cursando Doctorado en Artes Escénicas en la Universidad Federal de Bahia, en Brasil (UFBA). Su trabajo artístico viene del circo contemporáneo, además de formar parte de espacios culturales autogestionados. Su investigación está enfocada al desarrollo de procesos creativos escénicos que reflexionan en torno a la problemática del cuerpo contemporáneo, en su interacción con dispositivos digitales. Ha participado en exposiciones teóricas y artísticas en países como Brasil, Argentina, Uruguay, Ecuador, Paraguay y Canadá.

Tem formação técnica-afetiva em dança que passa pelos bailes funk cariocas, Dança de Rua e Balé Clássico. Integrou companhias e colabora com artistas de dança desde 2005 apresentando peças em teatros, galerias de arte, festivais nacionais e internacionais. Ministrou aulas e oficinas em escolas e espaços culturais. Interessado em encenação, tem experiência em iluminação cênica, de exposição e de congressos. Além disso, filmou e editou peças de dança para artistas e festivais.  Atualmente, é graduando em Teoria da Dança pela UFRJ e se concentra na criação de obras que transitam entre dança, performance e cinema.

Diseñadora visual de la Universidad de Caldas. Vj. Magister en Diseño y Creación Interactiva de la Universidad de Caldas. Profesora de la Maestría en Artes de la Universidad de Caldas. Integrante del colectivo artístico transdisciplinar “Andrómeda 3.0”. vanessa.ganan@ucaldas.edu.co

Artista, investigadora, coreógrafa y docente. Co directora del Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay FIDCU y del Programa Artistas en Residencia PAR. Licenciada en Artes - Plásticas y Visuales por la Universidad de la República. Cursó la Maestría en Artes y Cultura Visual del IENBA, UdelaR, tesis en curso. Especialista en Educación Artística, Cultura y Ciudadanía por el MEC, OEI. Docente de la Licenciatura en Danza de la Facultad de Artes, UdelaR. Trabaja en el eje Creación artística y Estudios del cuerpo. Ha presentado sus trabajos artísticos en numerosos contextos y encuentros de Uruguay y la región.

Doctora en Artes del espectáculo, coreógrafa, especialista en escena digital. Profesora de artes plásticas y licenciada en educación de la Pontificia Universidad Católica de Chile (2004), master en investigación Artes de la escena, en la universidad de Estrasburgo (2007-2008). Sus investigaciones, sus creaciones y docencia se focalizan en el uso del cuerpo, la danza contemporánea, las escrituras coreográficas y métodos de creación con uso de las TICs y el smartphone. Inicia y dirige los laboratorios experimentales artísticos, con características multidisciplinarias y dinámicas internacionales Seuil Lab y GeoDanse. Actualmente es investigadora asociada al laboratorio ACCRA de la universidad de Estrasburgo, Francia, y artista investigador asociado al proyecto Red Interdisciplinaria de Arte de la universidad de Chile. Igualmente desarrolla proyectos de investigación, creación y docencia como independiente en varias estructuras en Francia y otros países.

É artista da dança. Mestre e doutora em Artes Cênicas pela UFBA. Professora daFaculdade de Dança da Universidade Federal do Pará, coordenadora da Licenciaturaem Dança- PARFOR/UFPA. Idealizadora e coordenadora do Encontro Contemporâneode Dança, que já vai na sua décima edição. Desde 1998, é diretora artística daCia.Experimental de Dança Waldete Brito, tendo assinado a dramaturgia de váriosespetáculos. Participou como convidada dos seguintes eventos, Festival Internacionalde Dança – FID, Festival de Dança de Joinville (Seminário de dança), Festival de dançaBrasil Move Berlim etc, além de eventos acadêmicos promovidos por universidades. Épesquisadora da cena contemporânea.

Pesquisador em Artes Cênicas, Produtor Cultural, Professor de Arte. Graduado (2014) pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrando (bolsista CAPES) pela Universidade Federal da Bahia em Artes Cênicas (Linha de Pesquisa: Corporeidades e Interfaces: Somática, Performatividade e Artes Digitais; Orientadora: Ivani Santana). Criador e articulador do GRUPO ATUAÇÃO (ES), integrante do Grupo de Pesquisa “Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual” (CNPq). Possui como eixo de interesse nas Artes Cênicas o corpo e atualmente investiga a interface em performance, audiovisual e ecologia.

Graduando em Física pela Universidade Federal da Bahia, foi bolsista do edital universal entre 2020-2021 e do PIBIC 2021. Dedica-se ao estudo da biomecânica e análises complexas do movimento na dança improvisada e análises de sistemas turbulentos. Possui um projeto de análise complexa da lateralidade do movimento das mãos durante a criação do desenho sob a influência de guias visuais.

Intercontinental Academy (ICA): Inteligência e Inteligência Artificial. Além de sua carreira artística, Zaven Paré atua como pesquisador. Ele pratica Machine Art e ele é um Robot Drama Researcher. Ele inventou a marionete eletrônica (Musée d'Ethnographie em Neuchâtel e museus de Marionettes nos Estados Unidos, na França, Bélgica, Itália e Rússia). Seus dispositivos encenaram a primeira peça de Novarina em inglês em 1999 ( CalArts, Henson Festival, La Mama etc, Festival d'Avignon). Foi figurinista e cenógrafo de coreógrafos de dança (Marie Chouinard, Edouard Lock), de teatro e teatro musical (Denis Marleau, Mauricio Kagel) e de balé e ópera (Het National Ballet, Opera Paris-Bastille). Em 2009, tornou-se colaborador do Robot Actors Project do Professor Hiroshi Ishiguro, no Laboratório de Robótica Inteligente da Universidade de Osaka. Ele foi duas vezes laureado do French American Fund for Performing Arts em CalArts, da Villa Kujoyama no Japão, da Japan Society for Promotion of Science (JSPS), do Prêmio Sergio Motta, e convidado de honra do último Festival de Marionetes de Moscou. Ele é o autor de L’âge d’or de la robotique japonaise (Paris: Les Belles Lettres, 2016) e, mais recentemente, Le spectacle anthropomorphique (Dijon: Les Presses du Réel, 2021).