espanhol

Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas

Itaara

Itaara é um mundo que valoriza a relação entre as pessoas e suas ações no ambiente. Desenvolvida para o projeto “Percepções da dança: um estudo através da realidade virtual” com orientação de Ivani Santana, Itaara é uma experiência artística criada para a Hubs, uma plataforma experimental amigável à realidade virtual, criada pela equipe Mixed Reality da Mozilla. O grupo de pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual, engajado sempre na investigação de novas configurações da dança através da mediação tecnológica, oferece com esse projeto uma experiência sensível ao fruidor que é estimulado a percorrer seis ambientes virtuais interligados por portais. A primeira sala, o prólogo, uma escuridão cortada pelo rosa brilhante de uma mulher (quase esfinge), através de poemas e trilhas, procura ensinar como se deve caminhar naquele espaço. O fruidor deve explorar o ambiente até encontrar o portal que o levará para a próxima sala. A potência das imagens pode ser vista pela forma contida da performance em contraponto aos fruidores que devem fazer seus avatares se moverem em busca dos portais de transição. A caminhada é repleta de belas imagens flutuantes, incrustadas nas pedras, nos rios ou em vídeos tridimensionais gravados com câmera 360o. Nessa trajetória, o fruidor pode sentir a imensidão, o confinamento, a falta de gravidade, o ritualístico e a simples serenidade de um pôr do sol. A mulher-esfinge orienta: “respira nesse outro corpo, [agora] você vive nesse outro ser, nesse bicho-virtual”.

Para adentrar Itaara e percorrer seus caminhos de pedras é necessário que você siga as instruções abaixo, utilizando o seu computador, tablet ou smartphone:

Pelo computador e pelo smartphone:
  • Para adentrar nos portais de cada ambiente, clique na imagem do portal; 
  • No ambiente, objetos com áudios te guiará. Para ouvi-los, aproxime-se do objeto.
Pelo computador:
  • Utilize a tecla W ou a seta para cima, e as teclas E ou Q do computador, para perceber o espaço ao seu entorno;
  • A tecla A te leva para a esquerda e a tecla D te leva para a direita;
  • Abaixo você encontra os ícones de microfone (que pode ser ligado ou desligado quando quiser), do chat para nossa (comunicação por escrito) e de share (para ligar a sua câmera).
Pelo smartphone:
  • Para perceber o espaço ao seu entorno e se locomover pelo ambiente: utilize o movimento de pinça na tela e deslize o dedo na tela para a direção desejada (esquerda ou direita).
  • Utilize os ícones de microfone (que pode ser ligado ou desligado quando quiser) e do chat para comunicação por escrito.

FIcha técnica
Ivani Santana - Coordenação e concepção

Bolsistas Iniciação Científica - co-criadores:
Camila Florentino - performance, imagens, texto 
Felipe Bolcont  - desenvolvimento da plataforma hub, edição de audiovisual
Lanmi Carolina Carvalho - performance, imagens
Letícia Mayni - desenvolvimento da plataforma hub
Mariana Rosado Vaz - modelagem avatar dos performers

Duração
Experiência individual livre na plataforma virtual.

Link de acesso a plataforma virtual:

Entre em itaara