espanhol

Latina(s)cênica

O EiDCT tem o prazer de abrigar o lançamento da  rede Latino-Americana de Tecnologias e Intermidialidades nas Artes Cênicas, ou, simplesmente, LATINA(S)CÊNICAS. A proposta é incentivar a conexão entre artistas e pesquisadores dessa região através de iniciativas que fomentem o encontro e intercâmbio de conhecimento entre os profissionais e estudantes das Artes Cênicas que investigam novas corporalidades, processos, estéticas e configurações a partir da Cultura Digital. 

Acreditamos que o reconhecimento desse coletivo poderá beneficiar tanto individualmente, como também fortalecer essa comunidade na América Latina.  Esperamos conseguir conectar essa rede para poder estimular cooperações entre os pares, bem como colaborar para o desenvolvimento das Artes Cênicas nesse campo. 

Com a LATINA(S)CÊNICAS, pretendemos formar uma rede de redes, pois esta será nossa resistência em tempos obscuros que pairam no mundo inteiro, assim como nossa forma de(s)colonial de atuação. Todavia, é importante enfatizar que consideramos saudável a articulação da LATINA(S)CÊNICAS também com artistas e pesquisadores das outras partes do mundo. Contudo, percebemos a relevância de alavancar, ou no mínimo contribuir, para o desenvolvimento e difusão desse campo desde a América Latina. É preciso que uma contextualização histórica seja reconhecida a partir do saber conquistado e das produções concebidas pelos artistas do sul, pensadores e pesquisadores latino americanos.

Durante o II EiDCT, realizaremos o primeiro encontro oficial da rede contando com atividades para reconhecimento daqueles que começaram essa jornada. Interessados em participar podem enviar um email para o latinascenicas@gmail.com constando um breve resumo da sua biografia apresentando sua vinculação com o campo.

GRÁFICOS DEZEMBRO 2021

Linkografia dissertações e teses

Linkografia de dissertações e teses de pesquisadores da América Latina. O objetivo dessa linkografia é auxiliar na difusão do conhecimento produzido nessa região do continente americano para pesquisadores, artistas, estudantes e interessados nas artes cênicas realizadas por mediação tecnológica. Caso você tenha interesse em enviar a referência bibliográfica com endereço eletrônico da sua produção acadêmica, favor enviar email para latinascenicas@gmail.com.